sexta-feira, 9 de outubro de 2009
OBJETO: LUMINÁRIA
Buscou-se trabalhar a luminária como um objeto para transmitir a vanguarda cubista. Logo, pelo fato do cubismo ser constituído por três períodos, trabalhou-se com a forma triangular, também pelo fato de que o cubismo remete a pontas.
O primeiro período chama-se cubismo cezaniano (pré- analítico): fase inicial do cubismo. Baseava-se na obra de Cézanne, sobretudo no carácter analítico das formas e planos de cor, que influenciou a análise de paisagens e objectos.
O segundo período chama-se Analítico, que tem por característica a desestruturação da obra em todos os seus elementos. Decompondo-a em partes o artista registra todos os seus elementos suscessivos e superpostos procurando a visão total da figura, examinando-a em todos os ângulos no mesmo instante, através da fragmentão desta.
Seguindo esta linha, o terceiro periodo conceituado como sintético ou de colagem, decorre do começo da utilização de elementos tais como letras, bocados de madeira, cartas, estes eram introduzidos numa tentativa de estimular a visão. Além disso o cubismo de colagens não visa explorar a expressão ou a decoração, mas sim a realização da própria peça enquanto obra de arte.
Desta forma, foram escolhidas diferentes imagens para a colocação nas faces da luminária, na primeira face pensou-se na arquitetura, mas sem deixar de lado as artes, que com certeza foram as mais difundidas nesta vanguarda, utilizou-se como plano de fundo a Chochol House, aplicando sobre esta uma pintura inspirada no retrato de Ambroise Volard, também de Picasso, que utiliza de formas geométricas e tons terrosos, este tipo de obra pertence ao cubismo Cézanniano ou Pré-analítico.
A face maior,é uma obra de Picasso, chamada Olga, o amor mais famoso do pintor, o qual também é ícone inconfundível do cubismo, essa obra de arte é da segunda fase cusbista também chamado de cubismo Analítico.
Na terceira fase cubista, chamada sintética, as colagens estavam em alta, sendo assim na última face da luminária criou-se uma colagem inspirada na época estudada, usando-se de fotografias do grupo, deixando explicita nossas identidades.
A luz da luminária representa nesta obra que novas idéias estavam surgindo, como um tempo de iluminação criativa, que os artistas se preocupavam cada vez mais em romper com a rotina e se destacar como intensos inovadores.
O acrilico utilizado, faz referência ao vidro que em muitas obras cubistas que relembravam a vidros estilhaçados, trazendo a identidade tão singular que esta vanguarda apresenta.
Cabe ressaltar que apesar de cada face estar representando de modo direto ou indireto os periodos do cubismo, houve a intenção de invadir uma obra a outra para que haja uma interpenetração das mesmas, transmitindo a transiçao dos periodos e não tornando-os tenues, fazendo que cada espaço interaja um com o outro tornando-se um só objeto mas que apresente os três períodos.
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4 comentários:
Como o cubismo baseava-se nas formas da natureza retratadas em figuras geométricas em um único plano, o objeto confeccionado "luminária", adaptou-se bem a essas caracteristicas:
Representada em forma de um triângulo(forma geométrica), com faces opostas, relatava cada fase desse movimento;
Achei muito legal, a maneira como vocês dispuzeram as imagens no objeto; retrataram a arquitetura e as artes(principal expoente cubista), com imagens marcantes do movimento, sem deixar de lado a própria identidade do grupo, com as colagens das fotos de vocês mesmas; isso destacou a peça não a deixando isolada apenas com marcas daquele época e sim, atualizando-a aos novos tempos, com "cara" de peça contemporânea!
Quanto a funcionalidade,(se fosse produzido em série) ficou excelente, a luz gerada é suave e indireta, o que seria essencial para um tipo de objeto com essa destinação!
Esta luminária fez clara referência ao cubismo, para alguém que saiba o mínimo das artes, irá associar facilmente a época à peça.
Muito Bom!
Daniela Zeni
Adorei a idéia de retratar o cubismo através do objeto luminária, identifica muito bem as principais características do período na geometria das formas e volumes, o claro-escuro perde sua função levando em conta as cores vivas, representação do volume colorido sobre uma superfície plana, sensação de pintura escultórica através da tinta vitral. Assim como a Dani falou acima vale também lembrar que ao decompor as imagens não se perde a identidade delas.
Parabéns Grupo :D
Beijão
Driely Borille
Oii...muito legal o objeto de vocês, tem funcionalidade, e representa facilmente o as principais características do período através das imagens, e tem também a relação feita com as três fazes dele que são representadas pela forma de triângulo...ficou bem linda!
Até maiss...
Laura Bragagnolo.
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