O principal autor da Declaração da Independência Americana , Thomas Jefferson (1743-1826) foi uma fonte de muitas contribuições para a arquitetura americana, estabelecendo a chamada arquitetura oficial dos Estado Unidos: o classicismo. Thomas Jefferson inspirado na Maison Carrée, uma importante construção romana do século II na cidade de Nîmes, na França, projetou o Capitólio do Estado, da cidade de Richmond, Virginia, um marco histórico dos Estados Unidos, sendo o primeiro grande edifício público construído a introduzir o classicismo na arquitetura americana.
Alem disso, esse templo jônico, foi uma referencia para diversos edifícios oficiais que buscam passar respeito e imponência para a sociedade, na América e em outros lugares, assim utilizavam da mesma linguagem clássica do Capitólio, utilizando frontões, colunas e uma arquitetura massiva para que as pessoas se sintam intimidadas e que respeitem esse local। Essa arquitetura neoclássica pode ser vista aqui no Brasil, principalmente em edifícios ligados a justiça e ensino.
Universidade Federal do Parana
Tribunal da justiça de Belém
Mas fica a duvida, será que é necessário e ético utilizar dessa arquitetura clássica, fazendo uma referencia ou até mesmo uma copia do passado, para criar uma arquitetura que seja respeitável e imponente? Não existem outra maneira e forma de criar uma arquitetura que passe seriedade e respeito?
Nenhum comentário:
Postar um comentário