Com a descoberta do ferro, e sua capacidade de força e adaptação a qualquer forma, as construções maciças, foram substituídas pelas construções estruturais, a qual satisfazia não somente na técnica, como ainda no tempo de elaboração do obra.
Esta inovação, fora tão aceita nos padrões arquitetônicos da época, posto que, era mais rápida, resistente, leve, transparente, simples, podendo ser realizado quase tudo com o uso dessa estrutura. Além de tornar a construção mais criativa e prática. Soma-se ainda, a permissão de maior circulação, tendo a possibilidade de aumentá-la. Era ainda considerada uma construção racionalizada pelo fato de usar de elementos pré- fabricados, características que até então não eram vistas na arquitetura. No entanto, apesar de trazer todos estes atrativos e rapidez, possuía um ponto fraco, a impressão de fragilidade e tensão.
Juntamente com o ferro e aço, o concerto armado (betão), fora um novo material construtivo introduzido na época. Também teve uma grande aceitação, pelo fato de ser um elemento pré-fabricado, na qual sua produção é rápida e simples podendo ser feita no local; salienta-se ainda sua versatilidade e a extrema resistência. Outro fator contribuinte pra sua uso, foi a descoberta que o peso da estrutura podia ser reduzido, tornando a possibilidade de sobrepor um numero cada vez maior de pisos, sem a necessidade de alargamento.
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá...
Gostei do Blog...Parabéns.
Só gostria de complementar, em relação a Torre Eiffel e arquitetura do ferro, este simbolo da capital francesa recebeu muitas criticas, por ser uma obra grandiosa alguns acreditavam que a obra desmoronaria, pois o material empregado era pouco conhecido na época. Alguns criticos a chamavam de "chaminé gigante e escura", mas hoje é simbolo de Paris e a chamam de "Dama de Ferro". Percebe-se então que através do ferro, foi possivel inovar muito mais, romper paradigmas e revolucionar a arquitetura com as novas caracteristicas desse material, pois sem o ferro, aço e betão seria praticamente impossivel termos edifícios em altura.
Olá colegas ;D
queria primeiro dizer que gostei muito do blog de vocês e do modo como disponibilizaram os conteudo, os tornando de facil entendimento.
bom, a respeito da arquitetura de ferro, acredito que no inicio a utilização do ferro e aço, deixava duvidas nas pessoas, tanto é que o principal exemplo dessas duvidas era a Torre Eiffel que foi desprezada pela população da época e atualmente é um dos maiores pontos turisticos de Paris.
Podemos considerar tambem que a arquitetura de ferro, teve posteriormente grande contribuição na construção de pontes com grandes vãos-livres, cúpulas e auxiliou a agilizando montagem e contrução dos projetos. Ela contibuiu também na verticalização dos prédios após o aumento da população nas cidades européias.
mais uma vez, parabens colegas, o blog está muito bom.
beijos
Postar um comentário